segunda-feira, 27 de junho de 2011

Diferença entre Light, Diet e Zero

Light, Diet ou Zero, quem é que nunca se perguntou qual as diferenças entre os produtos que possuem no rótulo uma dessas características. Pois é, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que alguns deles podem ser ainda mais calóricos que os normais e ser prejudicial para quem não pode consumir determinados ingredientes, como o açúcar por exemplo. Fique atento as informações que vamos dar agora e aprenda a diferenciar cada uma dessas categorias de alimentos.
O alimento light é aquele que possui uma redução de 25% em algum dos seus componentes quando comparado com o original, podendo ser calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outros nutrientes. Em geral, são indicados para quem quer reduzir a ingestão desses ingredientes, apesar de a redução calórica em certos alimentos ser quase mínima e nem sempre ajudar a perder peso.
Já os alimentos intitulados como “zero”, são aqueles que contêm uma quantidade não significativa de algum item em relação ao tradicional, mesmo que possuam outra substância em uma proporção maior. Os refrigerantes zero, por exemplo, têm zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior. A maioria dos alimentos dessa categoria é isenta de açucares e possuem uma quantidade reduzida de calorias. Quando o alimento é zero por isenção de açucares pode ser consumido por portadores de diabetes.
Os diets, por sua vez, são altamente recomendados para dietas especiais, como é o caso de pacientes diabéticos, obesos, entre outros. Esses alimentos possuem menos carboidrato, açúcar, gordura ou sódio, mas em alguns casos podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar.
As diferenças entre light e diet, para alguns alimentos, podem não ser tão significante. Quando comparamos o chocolate dessas duas categorias, percebemos que não há tantas distinções, o diet contém mais gordura e carboidrato que o normal, e pode ser mais calórico. Já no caso do chocolate zero, este não possui açúcar nem lactose na sua composição, além de menos calorias e carboidratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário