domingo, 31 de julho de 2011

Dormir melhor – O que fazer



À medida que o dia chega ao fim, sentimos a necessidade de dormir e descansar para que o corpo seja restaurado e pronto para o outro dia. Segundo especialistas no assunto, uma boa noite de sono é o ingrediente essencial para um bom desempenho no trabalho ou na escola, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, por isso vale a pena seguir todos os cuidados e recomendações para dormir melhor. Existem diversos fatores que influenciam diretamente a qualidade do sono entre os quais destacam-se, a alimentação, o ambiente e a prática de exercícios regulares.

O que fazer para dormir melhor?

A serotonina, também conhecida como o hormônio do bom humor, possui propriedades sedativas e ajuda a induzir e melhorar o sono, essa substância é encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. O ideal é que esses alimentos sejam incluídos no nosso cardápio e consumidos no jantar ou na ceia, assim poderão contribuir de forma mais efetiva para que tenhamos uma noite de descanso.
Um ambiente ideal para o sono pode curar muitos casos de insônia sem a necessidade de medicamentos ou mudanças radicais nos hábitos de vida. Isso acontece porque o local onde dormimos altera as diversas percepções do organismo e influencia diretamente na qualidade do sono, sendo a luminosidadee o silêncio os principais responsáveis pela manutenção de um ambiente adequado. O quarto ideal deve ser totalmente escuro e silencioso, assim, luzes contínuas e sinais sonoros devem ficar fora desse ambiente ou a uma distância que não atinjam o sono do indivíduo.
Quanto a realização de atividades físicas de forma regular, sabe-se que indivíduos sedentários têm maior dificuldade para pegar no sono quando comparados àqueles que praticam esportes regularmente. Entretanto, vale destacar que os exercícios físicos devem ser feitos no mínimo seis horas antes da hora de dormir. Aproveite as dicas e melhore a qualidade do seu sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário